Opiniões, críticas, reflexões, comentários e saudações serão extremamente, e sempre, bem-vindos

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tributo à língua portuguesa: Mais que palavras

             
A língua portuguesa é mesmo fascinante

   A língua portuguesa não é uma, mas várias formas de expressão da comunicação. Ela nos permite flexioná-la de forma a atender cada situação que nos é exigida: se queremos saudar um amigo íntimo, usamos gírias; se queremos saudar um prefeito, formalidades. Se queremos comparar um carro com outro, usamos termos em seus sentidos literais, mas, se a comparação for entre uma pedra e o oceano, não há outra saída senão usar metáforas.
   O diferencial do português é o universo de ferramentas e recursos que ele nos oferece. Isso permite a essa língua uma infinidade de construções textuais. O sentido de uma frase pode ser alterado tanto retirando-se palavras dela quanto adicionando-se uma vírgula. Um leitor desatento pode confundir completamente o que um artigo quer lhe dizer e até mesmo distorcer o sentido real do texto em outros. Isso nos mostra a importância de que conheçamos melhor a nossa língua, que, por ser tão rica e fabulosa, também pode ser usada como uma arma social por pessoas que desejam nos manipular.
   Outro aspecto curioso desse idioma é o efeito que a regionalidade tem sobre ele. Não precisamos ir muito longe para percebê-la. Dentro de uma mesma região podem existir inúmeros sotaques e variadas formas de se chamar um mesmo objeto: no Rio de Janeiro, uma borracha é uma borracha; já em Belo horizonte, pode ser um "trem".
    Mas o que mais fascina, é como essa língua dá margem a construções artísticas, tanto em sua forma escrita quanto falada: é impressionante como um jogo de pontuação dá ritmo a um poema - quem quiser que tente acompanhar a alucinante trilha do trem de ferro de Manuel Bandeira - , e mais impressionante ainda, como um sotaque carioca cai bem em um samba - mesmo sendo de uma nota só.
    A língua portuguesa é, sem dúvida, fascinante.



Pedro Lança Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário